Atualizada em 18 de maio
Poucos são os bares que se tornam parte da história de uma cidade e da população. O Giovanetti, em Campinas, é um exemplo. Ao completar 75 anos em maio de 2012, o Grupo Giovanetti vai comemorar a data com uma festa beneficente no dia 20 de maio, no bar do Cambuí. Os convites podem ser adquiridos antecipadamente. Parte da renda será revertida para o Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa (MAE) e a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia.
A festa ainda terá apresentação do Trio Caros Amigos, formado por Chiquinho do Pandeiro, Prince (violão) e Toninho Máximo (bandolin), que fará várias apresentações ao longo da noite, acompanhado da cantora Tatiana Rocha.
No repertório, composições de João Bosco e Aldir Blanc, Lamartine Babo, Noel Rosa, Pixinguinha, Elton John, Eric Clapton, além de hits variados, como “New York, New York”.
História
Foi pelas mãos do imigrante italiano Enrico Giovannetti e sua esposa Dona Helena (ambos falecidos), que nasceu, à Rua General Osório, em frente ao Largo do Rosário, bem no Centro de Campinas, o primeiro bar e choperia da marca, que chegou a ter cinco unidades na cidade e hoje conta com três bares: Cambuí, Rosário (Centro) e Parque D. Pedro Shopping. O grupo também é proprietário das marcas Orly Panificadora e Barbacoa Campinas.
Enrico trabalhava numa fábrica de cerveja chamada Cabeça de Cavalo, na região central da cidade. Quando o dono da fábrica morreu, Enrico conheceu a viúva, Helena, com quem veio a se casar e, posteriormente, abrir o bar.
Toda a família participava da rotina do Giovannetti de alguma forma. Enrico, com sua experiência no ramo de cerveja, sugeriu a um revendedor que aumentasse o comprimento da serpentina para gelar ainda mais a bebida. Dona Helena, exímia cozinheira, preparava os salgados em casa e os levava ao estabelecimento em cestas. Naqueles tempos, ela era a única mulher a entrar no bar.
Após o falecimento de Enrico e Dona Helena, a família optou por vender o estabelecimento para um garçom da casa. Posteriormente, outros cinco proprietários sucederam-se, mas a expansão da marca com a abertura de novas unidades teve início em 1981, com a aquisição do bar pelos atuais proprietários (um grupo de empresários).
Cardápio
Ponto de encontro de intelectuais, artistas, boêmios e políticos de Campinas, que ali se reuniam para discutir assuntos relevantes para a cidade ou simplesmente reencontrar os amigos, o Giovannetti também lançou moda. Foi no bar que nasceu o corte de sanduíches ‘boca de anjo’.
Quem teve a ideia, nos anos 1960, foi o então chapeiro da casa, de apelido Moleza. À época, as mulheres começavam a frequentar o bar e, como eram mais delicadas ao comer, ele resolveu cortar o pão francês em oito pequenas partes iguais.
Das mãos de Moleza saiu também o ‘Psicodélico’, o mais famoso sanduíche do Giovannetti, criado a partir de pontas das peças de frios que não eram fatiadas. A receita foi alterada com o passar dos anos e ganhou novos ingredientes, mas, seu sabor permanece até os dias atuais. Outras receitas somaram-se ao Psicodélico com o passar dos anos, como o Shapp, o Casal 20 e o Moleza. Todos com sabores marcantes e histórias pitorescas.
Os tira-gostos conhecidos pelos nomes curiosos de rolha (croquete), envelope (pastel), milionário (quibe), portuga (bolinho de bacalhau) e Marta Rocha ou Penosa (coxinha de galinha) são as vedetes do cardápio, a qualquer hora do dia ou da noite, assim como já ocorria nos tempos de Enrico e Dona Helena.
O Giovannetti mantém até hoje o cuidado no preparo das receitas e a qualidade do chope, tirado por “mestres” nessa arte. Atualmente são consumidos, em média, 40 mil litros da bebida nas casas do grupo.
Juntas, as três unidades Giovannetti (Rosário, Parque D. Pedro e Cambuí) recebem mais de 70 mil pessoas por mês. A clientela dos bares é constituída em sua maioria (70%) por pessoas de Campinas, sendo que 40% desse total são famílias. Moradores de cidades do interior do Estado de São Paulo representam 20% do público das casas e 10% são estrangeiros.
Festa de aniversário de 75 anos do Giovanetti
Local: Giovannetti Cambuí. Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí – Campinas
Data: 20 de maio
Horário: das 18 às 22 horas
Convites: R$ 90. Inclui chope, caipiroskas, água e refrigerante, além dos tradicionais salgados e sanduíches do Giovannetti
Informações: (19) 3234-9510
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74