#FiqueemCasa

Plano São Paulo: Campinas continua na fase laranja e todo estado segue na fase vermelha no fim de semana

29 de janeiro de 2021

Matéria em edição – 14h07

Em mais uma coletiva do governo estadual no Palácio dos Bandeirantes no início da tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, sobre as medidas de combate à pandemia, a região de Campinas foi mantida na fase laranja, e todo estado na fase vermelha neste fim de semana, dias 30 e 31 de janeiro, em que só os serviços essenciais podem funcionar com o atendimento presencial, válido também durante a semana das 20h às 6h. Houve reclassificação nas regiões de Sorocaba e Presidente Prudente, que avançaram da fase vermelha para a fase laranja, e Ribeirão Preto, que passou para a fase vermelha.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, os esforços realizados com as medidas de restrição deram resultado, com desaceleração dos índices, como queda nos óbitos e internações no estado, além do aumento de leitos, e que se este cenário se mantiver, a partir de fevereiro será possível tirar as restrições das fases laranja e vermelha. “Pedimos um esforço adicional principalmente neste fim de semana. Estamos em conversa com os segmentos, restaurantes, bares, comércio, para que possamos trazer também ações emergenciais na parte econômica”, disse.

Segundo ela, se as medidas forem cumpridas, é possível que já tenha notícias positivas para os setores na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a queda de alguns índices se deve pelo esforço da população e setores que colaboraram com as medidas. Houve uma queda de 9% no número de internações e 1% de óbitos. O estado está com uma ocupação de leitos de UTI de 69,9% e de 69,4% na grande São Paulo. Na semana anterior estava acima de 70%. “Diminuir internação diminui a evolução, a velocidade da pandemia. As medidas sanitárias ajudam e colaboram para que possamos salvar vidas”, disse. Segundo ele, se não fossem tomadas as medidas, o cenário apontava para um colapso em 28 dias. O estado registra hoje 23 casos por 100 mil habitantes, sendo que nas semanas anteriores chegou a 24 por cada 100 mil.

“A visão da realidade neste momento é positiva. Com um esforço adicional que pudermos realizar neste fim de semana até segunda-feira, poderá ter informações mais positivas na reclassificação do Plano São Paulo na próxima semana”, afirmou o governador João Doria. “Os jovens precisam ter consciência que aglomeração coloca em risco a vida deles e dos demais familiares”, reforçou.

As autoridades ainda reforçaram, portanto, a importância das medidas de segurança, como evitar aglomerações, manter o distanciamento social, fazer o uso de álcool gel e lavar as mãos com frequência.”

Foto: Luiz Granzotto/arquivo Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74