As campineiras Mariana Jorge e Veridiana Weinlich foram contempladas no Prêmio Funarte “RespirArte”. As artistas concorreram em Dança e ficaram entre os 270 premiados desta categoria com o projeto “Naturalize-se”, contextualizado na impermanência da vida e tendo a paisagem da natureza como imagem do tempo. Uma dança que faz referência a esse novo existir, que traz esperança, que permite o desejo, que liberta e escuta os instintos. O vídeo premiado pode ser assistido no Instagram da artistas @mamarianajorge e @veridiana_weinlich.
A Fundação Nacional de Artes recebeu mais de 8.500 produções artísticas registradas em vídeo do Brasil inteiro, voltadas para Artes Visuais, Dança, Teatro, Circo, Música e Artes Integradas.
“Primeiro veio a euforia da conquista! Um prêmio vindo de uma Fundação tão ativa no cenário cultural nacional é algo pra se vibrar muito!”, diz Veridiana. Segundo ela, é importante o incentivo financeiro à cadeia produtiva das artes em um momento tão delicado pra classe trabalhadora da cultura.
Sobre o processo de criação, Mariana Jorge expõe: “No momento do recolhimento, a possibilidade de sentir o tempo da terra foi um acalanto. Precisei voltar à natureza pra viver o luto e a esperança”, explica.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74