Hora do Café

Costela de porco com molho de café e purê de pinhão

9 de dezembro de 2020

Por Sandra Racy

E as receitas que levam café continuam chegando de vários locais do Brasil, o que torna o nosso desafio cada vez mais interessante! Dessa vez quem nos atendeu foi a chef Camila Vilela Monte, e ela nos brindou com uma receita pra diferente. Vamos a ela:

Ingredientes:

– 1kg de costela de porco
– 500 ml de água para café
– Café (a quantidade fica a critério de quem irá fazer o molho, podendo fazer ele bem forte. A sugestão é que se faça mesmo um café mais forte)
– Açúcar
– 200g de pinhão cozido, descascado e processado
– 1/2 cebola bem picada
– 1 creme de leite
– 1 pitada de noz moscada
– Sal a gosto
– Manteiga a gosto

Modo de fazer:

Costela

Colocar a costela numa assadeira, coberta com papel alumínio, colocar sal e assar em fogo médio por duas horas ou quando sentir que ela está bem assada, quase desmanchando. Retirar o papel alumínio e passar o molho de café com um pincel. Aumentar o forno e voltar com a costela. A medida que o molho for secando, pincelar mais molho na costela. A costela estará pronta quando tiver uma camada de molho em cima. Nem muito fina, mas também não muito grossa, pois o molho é bom forte.

Molho

Pegar o café pronto e esquentar numa panela rasa. Acrescentar o açúcar aos poucos e mexer com uma colher. A intenção é adoçar e engrossar o café.

Prestar atenção para não adoçar o café demais. Se já tiver doce e não tiver engrossado, deixar reduzir mais em fogo baixo. A textura do molho deve ser melada, para quando passar na costela, não escorrer muito.

Purê de pinhão

Refogar numa panela a cebola bem picada na manteiga. Quando começar a dourar, adicionar o pinhão processado. Abaixe um pouco o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem para o pinhão incorporar o creme de leite e ficar uma massa homogênea. Acrescentar uma ou duas colheres de manteiga para dourar mais o purê. Desligue o fogo, acrescente uma pitada de noz moscada e acerte o sal.

Montagem

 Porcione a costela, e sirva uma parte num prato branco. Caso queira regue com um pouco mais de molho. Do lado sirva duas colheres de sopa do purê. Para a decoração, polvilhe o pó de café na borda do prato e decore o purê com um ramo de erva ou flor comestível.

Mais sobre a chef

A chef Camila Vilela Monte é formada em jornalismo e gastronomia pela Univás Pouso Alegre.

Trabalhou no renomado restaurante Dom, com Alex Atala, e hoje atende uma família, com exclusividade, no Rio de Janeiro.

 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74