Turismo

Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas traça diretrizes para impulsionamento do setor

2 de dezembro de 2020

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, o Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas. O documento será encaminhado à Câmara Municipal e deve funcionar como uma ferramenta de planejamento estratégico para o turismo da cidade.

É o primeiro plano da cidade em que o turismo é focado como atividade de desenvolvimento. O setor sempre teve uma relevância como uma atividade econômica, sobretudo, o turismo de negócios, que é um dos pilares de desenvolvimento do município. “Nos faltavam ferramentas de gestão pública para que o empresário possa seguramente investir e para que a gente também tenha um norte”, acrescentou a diretora municipal de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, que participou, ao lado do prefeito, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A diretora explicou que o plano traz um inventário de todos os atrativos da cidade. Também faz um estudo da demanda, que é quem vem para Campinas, por que razões, e traça prognósticos de diretrizes que podem ser desenvolvidas nesta área.

Entre os objetivos do plano está o de pleitear que Campinas passe a ser Município de Interesse Turístico (MIT). Esses municípios de interesse turístico recebem recursos anuais do governo do estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. Para que o município possa receber estes recursos e apoio é preciso ter o plano.

O objetivo é aumentar a competitividade turística do município; organizar e qualificar a oferta cultural, de lazer e entretenimento, visando ampliar a oferta de serviços para a comunidade e para o turista de negócios; planejar e estruturar de forma organizada o conjunto de propostas que fomentarão o desenvolvimento de turismo.

“Este plano é mais um ato no sentido de ajudar Campinas a retomar atividade econômica, retomar os empregos e renda para a população por meio do turismo”, disse o prefeito.

Potencial turístico de Campinas

A diretora ressaltou que Campinas tem, além do turismo de negócios, outros segmentos que demonstram o potencial turístico: gastronômico, cultural, aventura, rural, religioso, compras, tecnologia e inovação.

Alexandra Caprioli ainda destacou o trabalho para a elaboração do plano, que demandou um ano, várias oficinas, o envolvimento de mais de cem pessoas dos segmentos do turismo de eventos e negócios, da área de cultura e história, turismo de aventura, lazer, ecoturismo, entre outros. O plano teve a supervisão técnica do Senac. A coordenação de planejamento e informação foi de Eros Vizel, da diretoria de Turismo.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

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