Por Sandra Racy
Lançado em março para comemorar os 22 anos do Museu do Café, de Santos – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –, o concurso “A xícara do Museu” recebeu inscrições de artesãos, artistas e ceramistas do País inteiro. No dia 24 de outubro, foi revelado os ganhadores nas categorias artística e funcional, a partir da defesa dos 20 finalistas perante os jurados. A ação pode ser vista pelo canal do Youtube do museu.
Desde a divulgação do edital, foram 142 pessoas cadastradas na 1ª fase e 103 passaram para a 2ª. As 10 finalistas de cada temática alcançaram a colocação com base na análise da comissão de avaliação, presidida pela ceramista Hideko Honma, especialista que está à frente de atelier de mesmo nome em São Paulo, e formada por representantes do grupo Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas).
O 1º lugar ganhou menção honrosa e uma viagem para o Japão, incluindo despesas áreas, terrestres e hospedagem; o vice-campeão recebeu R$ 5 mil revertidos em conjunto de materiais para a cerâmica ou equipamentos.
Na categoria artística a vencedora foi Nadia Saad com uma peça bastante interessante e diferente, e porque não dizer intrigante.
Já na categoria funcional, a vencedora foi Cristina Rocha Pinto, com uma peça linda, das cores do café e bastante funcional.
Além da premiação aos vencedores, todos os aprovados para a 2ª fase, que enviaram as xícaras para o Museu, terão seus trabalhos expostos em uma mostra especial, a fim de homenagear os participantes e ressaltar a importância do trabalho dos ceramistas no Brasil. A exposição estará disponível para visitação a partir do dia 25, às 11h.
O concurso
Presente na história do Brasil e do mundo há séculos, a cerâmica compartilha a riqueza cultural do café, sendo, também, um espelho de civilizações, comunidades, países e indivíduos. Na interseção entre essas duas vertentes, a instituição encontrou produtos que representam a força e a união dos dois ofícios.
“Consideramos o concurso parte importante da nossa missão, que visa disseminar a história do grão no Brasil e no mundo. Com esse projeto, buscamos, entre outras coisas, propor a reflexão acerca do passado e da atualidade por meio da arte”, afirma a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico – Santos. (13) 3213-1750
Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até as 16h)
Ingressos: R$ 10; meia-entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade. Gratuito aos sábados.
Acessibilidade no local
Mais informações: museudocafe.org.br
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74