Gastronomia

Prefeitura de Campinas libera mais 1h de tolerância para permanência de clientes nos restaurantes

6 de novembro de 2020

Atualizado às 17h45

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, dia 6 de novembro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou que os restaurantes, bares e pizzarias da cidade passam a ter mais 1h de tolerância para permanência de clientes dentro dos estabelecimentos, estendendo o horário das 23h para meia-noite. A entrada de público continua sendo autorizada até as 22h, mas quem já estiver no local poderá permanecer, portanto, até o horário limite de meia-noite. A medida passa a valer a partir de segunda-feira, dia 9 de novembro, quando o decreto municipal será publicado.

O prefeito informou que pensou em estender o horário de fechamento das 22h para 23h, mas disse que foi alertado juridicamente uma vez que as regras seguem o Plano São Paulo de reabertura econômica estabelecido pelo governo do estado de São Paulo.

Além disso, atendendo a solicitação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), também houve mudança nas adaptações dos espaços internos dos estabelecimentos, respeitando as medidas sanitárias, mas não detalhou ainda quais são as alterações.

De acordo com a Abrasel RMC, com a ampliação no horário de atendimento ao público _um pedido da entidade_, os bares e restaurantes esperam aumentar o faturamento de 50% para 80%. Hoje, com o horário restrito às 23h, as cozinhas fecham por volta das 22h, restringindo o movimento de clientes nas casas, de acordo com a associação. “Com restrição de capacidade a 60% e horário, não conseguíamos fazer a virada de mesa, restringindo o faturamento em 50%”, explica o Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC. Ainda de acordo com ele, a medida “é melhor e mais inteligente” do que aumentar a capacidade de 60% para 80%. “Conseguimos, assim, atender uma maior quantidade de público, sem precisar reduzir o espaçamento, e manter as medidas sanitárias de segurança”, argumentou.

Brinquedos nas feiras noturnas

Ainda durante a transmissão ao vivo, Jonas disse que também autorizou o funcionamento de brinquedos nas feiras noturnas da cidade (como infláveis e camas elásticas), que, segundo ele, estão tendo mais movimento do que as feiras diurnas. “As feiras noturnas dão muito movimento. E agora os brinquedos também podem voltar a funcionar, seguindo as medidas sanitárias. Também é uma forma de ajudar as pessoas a ganhar um rendimento”, disse o prefeito.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74